Post do dia 1: https://dev.to/matheusgb/jornada-a-fisica-computacional-dia-1-2ph7
Iniciei os estudos em C++, e para maior motivação escolhi desenvolver jogos para os primeiros projetos.
Buscando alguns tutoriais, muitos recomendaram usar o Visual Studio como IDE. Por utilizar muito VSCode no meu dia a dia, tentei ao máximo utilizar ele juntamente do WSL2 (que também costumo utilizar), mas tudo se tornou desnecessariamente complexo, então optei pelo Visual Studio com o Windows puro mesmo.
Os primeiros tutoriais que vi recomendaram a biblioteca wxwidgets para gerar a interface gráfica do programa, gostei bastante da ideia pois o wxwidgets torna a aplicação multiplataforma, então não depende de configurações específicas para rodar em sistemas operacionais diferentes. Mas, parecia não atender exatamente o que eu queria, então recorri ao raylib.
Com o wxwidgets também tive problemas em instalar a biblioteca, gastei um tempo considerável. A instalação do raylib foi mais tranquila, pois o tutorial que vi utilizava o vcpkg como gerenciador de dependências.
O vcpkg para o C++ é semelhante a gerenciadores de dependências de outras linguagens de programação, antes de conhecer ele eu instalei o wxwidgets “na mão”, não foi legal.
Então, como primeiro projeto desenvolverei um snake game utilizando raylib. Depois dele creio que irei desenvolver mais uns 2 ou 3 jogos para consolidar um certo costume com C++ e partirei para estudar coisas que utilizam conceitos mais específicos da linguagem.
Ponto interessante:
Achei um repositório no github sobre física computacional. Esse repositório contém links para uma matéria de física computacional do curso de física da UFMG ministrada pelo professor Gustavo A. Guerrero, eventualmente com certeza usarei nos meus estudos ❤️.
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lol